Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram.
–Mateus 7, 13-14
- “Ir à missa todo domingo? Não tenho tempo!”
- “Jejum? Por que eu voluntariamente me submeteria a um sofrimento?”
- “Castidade antes do casamento? A Igreja quer acabar com a diversão do meu namoro!”
- “Confessar meus pecados? Mas eu tenho vergonha!”
- “Amar o meu inimigo? Mas eu demando que a justiça seja feita!”
Recentemente assisti a um curto vídeo do Alex O’Connor (um famoso cético que constantemente e respeitosamente desafia a visão cristã) afirmando que o cristianismo não é uma religião fácil. Segundo ele, é uma religião que demanda muito sacrifício e transformação pessoal. Ele não poderia estar mais correto: o cristianismo é uma religião extremamente difícil e desconfortável.
Jesus promete uma vida fácil? Em Mateus 5, 11, Ele afirma: “Felizes sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim”. Além disso, em minha postagem anterior “Carregue sua cruz” eu mostrei como o cristianismo é uma religião de servitude voluntária. Portanto, Jesus não promete uma vida fácil—Jesus promete a cruz.
É claro que, em alguns momentos, servir a Deus pode te trazer experiências prazerosas. Mas é importante mantermos em mente que nem o sofrimento nem o prazer devem ser nossos objetivos finais, mas sim servir a Deus. Se o prazer veio, dê graças a Deus; se não veio, ofereça seu sofrimento a Deus como sacrifício—se Deus enxerga nossos corações a todo momento, imagine o quão feliz Ele ficará ao ver que você fez o ato por Ele mesmo quando te custou muito.
Portanto, não encare as obrigações como obrigações, mas como oportunidades:
- Fique feliz ao ir à missa todo domingo, pois Deus enxerga o tempo que isso te custa.
- Fique feliz ao amar seu inimigo, pois Deus enxerga aquele que valoriza a vida dos outros.
- Fique feliz ao confessar seus pecados, pois Deus enxerga aquele que não tem vergonha de admitir seus defeitos e se corrigir.
- Fique feliz ao escolher a castidade, pois Deus enxerga aquele que se nega prazeres em prol do autocontrole.
Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro.
–Mateus 6, 24